quinta-feira, agosto 21, 2014

Notícias semanais em destaque nas TVs

De acordo com os dados do serviço Telenews da MediaMonitor, a crise no Grupo Espírito Santo mantém-se assunto em destaque na semana informativa de 11 a 17 de Agosto. O principal tema em destaque na última semana foi o caso BES/GES, nomeadamente as ligações do Grupo com o Montepio e a PT/Oi. A atuação do Banco de Portugal e o papel do BCE na criação do Novo Banco também estiveram em discussão. O O serviço Telenews registou um total de 116 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 42 notícias emitidas. Outro dos temas em destaque na última semana foi a declaração, pelo Tribunal Constitucional, de inconstitucionalidade da Contribuição de Sustentabilidade e dos cortes salariais para 2015.O serviço Telenews assinalou um total de 76 notícias e 3 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da TVI com 1 hora de emissão e 30 notícias emitidas. O futebol português esteve igualmente em destaque na última semana. Disputou-se a primeira jornada da Primeira Liga. O Sporting CP empatou com a Académica e foi a surpresa da jornada. Os 3 grandes continuam em foco por causa de possíveis transferências, com destaque para o Sporting, com os jogadores Rojo e Slimani a serem muito pretendidos por clubes internacionais. O serviço Telenews identificou um total de 154 notícias e quase 4 horas de emissão sobre o tema. De referir a cobertura da RTP1 com 1 hora e meia de emissão e 52 notícias emitidas.
Notícias de abertura
Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o caso BES/GES nas suas várias ramificações foi o tema com maior destaque, sendo responsável por 24% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.
Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI). Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa (fonte: Marktest.com, Agosto de 2014)