quarta-feira, março 18, 2015

Centenas de astronautas trabalharam do lado de fora das suas naves espaciais. Veja desde as primeiras imagens às mais icónicas

18 de Março de 1965: O cosmonauta Alexey Leonov tornou-se o primeiro homem a flutuar no espaço fora de uma nave espacial. Seguro por um cabo de 15 metros, Leonov flutuou durante 12 minutos. Quando Leonov tentava reentrar na nave o seu fato tinha insuflado ao ponto de não caber dentro da porta. Sem informar os controladores, o cosmonauta resolveu o problema libertando algum ar para o espaço, uma atitude que poderia ter causado a sua morte.
3 de Junho de 1965: Três meses depois, a NASA seguiu o exemplo russo e colocou Edward White a flutuar fora do Gemini 4. Devido a problemas com as comunicações, White não conseguia ouvir os controladores, estendendo a actividade extraveicular (EVA) até aos 20 minutos. "É o momento mais triste da minha vida" disse o astronauta ao voltar para dentro da nave. O sucesso da missão ditou que White fosse escolhido para a fatídica primeira missão Apollo (NASA)
7 de Fevereiro de 1984: Usando apenas um jetpack a nitrogénio, Bruce McCandless tornou-se o primeiro homem a realizar uma EVA sem qualquer cabo de segurança, afastando-se 98 metros do Space Shuttle Challenger (NASA)
25 de Julho de 1984: A cosmonauta Svetlana Savitskaya foi a primeira mulher a participar numa EVA. Durante as 3h35 minutos de trabalhos no exterior da estação Saylut 7, Savitskaya também efectuou a primeira soldadura no espaço. Esta foi última estação espacial russa antes da Mir.
13 de Maio 1992: Os astronautas Richard J. Hieb, Thomas D. Akers and Pierre J. Thuot (da esq. dir) realizam a única actividade extraveicular de três pessoas na história da exploração espacial. Os astronautas colocaram o satélite de comunicações Intelsat VI em órbita (NASA)
12 de Julho de 1998: A primeira EVA realizada para montagem da Estação Espacial Internacional (ISS). O astronauta James H. Newman acena durante a EVA de 7h21 minutos em que foram ligados mais de 40 cabos entre os dois primeiros módulos, Unity e Zaraya (NASA)
12 de Dezembro de 2006: Sobre a Nova Zelândia, o astronauta da NASA Robert L. Curbeam Jr. (à esq.) e Christer Fuglesang, da Agência Espacial Europeia (ESA), trabalham na ISS (NASA)
14 de Maio de 2009: O astronauta Andrew Feustel durante a última missão ao telescópio Hubble. O telescópio foi capturado pelo Space Shuttle Atlantis. A missão de 12 dias consistiu em actualizar alguns instrumentos. Ainda com o desastre do Shuttle Columbia presente, esta foi a única missão a ter um plano de contingência, com o Shuttle Endeavour pronto para descolar caso houvesse problemas (NASA)
7 de Outubro de 2014: O astronauta alemão Alexander Gerst tira uma selfie enquanto decorrem os trabalhos para remoção de uma bomba de refrigeração avariada da estação. Desde 1998 já foram realizadas 187 actividades extraveiculares de montagem e manutenção da ISS (ESA) (fonte: Sábado)