Os dados da MediaMonitor
mostram que três anunciantes foram responsáveis por mais de um décimo do investimento
publicitário realizado em Fevereiro a preços de tabela. De acordo com os dados
da MediaMonitor,
a Unilever-JM ocupou em Fevereiro a liderança da tabela dos maiores
investidores em publicidade, responsável por um share of voice de 4.8% face ao
total do mercado publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e
Internet e de 12.1% relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês. É
de salientar que o período de recolha da informação relativa a Fevereiro de
2015 não está ainda concluído para todos os meio (ver nota
da situação referente ao mês de Fevereiro). A Vodafone Portugal
ocupou a segunda posição, responsável por 3.4% do investimento publicitário
total e por 8.6% do colocado pelos 20 maiores anunciantes do mês. A European
Home Shopping ficou na terceira posição, com um share of voice de 2.7% face ao
total do mercado publicitário e de 6.8% face ao total dos 20 mais. Estes três
anunciantes foram responsáveis por 10.9% do total investido a preços de tabela
neste mês e, em conjunto, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por
39.6% do bolo publicitário mensal, em preços de tabela. Entre os 20 maiores
investidores publicitários, encontramos 9 empresas do grande consumo, 4 da
grande distribuição, 2 das telecomunicações e 5 de outros sectores. Os maiores
investidores privilegiaram, mais do que a média, a televisão - para onde
canalizaram 92.3% dos seus budgets. À Internet dedicaram 4.5% dos montantes e
aos outros meios destinaram 3.2%. Entre Janeiro e Fevereiro, a maior fatia do
investido a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 76.3%. A imprensa
captou 8.3% dos montantes totais, a Internet 6.6%, cabendo 8.7% aos restantes
meios analisados pela MediaMonitor. Esta análise foi realizada com
recurso ao software MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1
e 28 de Fevereiro de 2015 (fonte: Marktest.com, Abril de 2015)