domingo, maio 24, 2015

União da Madeira: um pouco de história

A ascensão do clube aos nacionais de futebol ocorreu na temporada 1979/1980 com o clube a entrar na 3ª Divisão Nacional. Após duas épocas, sobe à 2ª Divisão Nacional. O primeiro convívio com os maiores do futebol português aconteceu em 1989/1990, depois de se sagrar campeão da 2ª Divisão. Antes de participar nos campeonatos nacionais, o União foi por diversas vezes representante da Região à Taça de Portugal e à Taça Ribeiro dos Reis.
Constituição da SAD e lento declínio
Na sua primeira época, o clube consegue se manter na divisão maior fruto de um alargamento que ocorre nesse ano. Ficará mais duas épocas - alcançando a sua melhor classificação na IªDivisão com um 12º lugar em 1990-91 - até descer à II Divisão de Honra em 1991-92. No entanto volta a subir na época seguinte, igualando a melhor classificação obtida em 1993/1994 na época de retorno à IªDivisão Nacional. Graças a alguma instabilidade técnica, o clube abandonaria a I Divisão em 1994-95, entrando num tempo de declínio. Apostado em voltar rapidamente ao convívio dos grandes, por uma razão ou outra os sucessivos projectos falham, afastando muita da sua massa adepta. Em 1998-99, com o advento da SAD's à porta, o clube cai na 2ªDivisão Zona Sul. Constitui-se um SAD, tentando recuperar a pujança de outrora, mas o clube começa a marcar passo conseguindo apenas um 3º lugar em 1999-00 e um 2º em 2000-01, face ao elevado investimento preconizado. A equipa na época seguinte, fruto de uma maior estabilidade, consegue vencer a Zona Sul e retorna à II Divisão de Honra. No entanto, os sucessivos erros insistem em se repetir, ficando o clube em último passadas duas épocas, indo parar novamente à 2ª Divisão Zona Sul. Este sucessivo sobe e desce, assim como o progressivo afastamento da direcção do clube em relação à sua massa adepta, provocou uma rápida erosão da sua base de apoio, que nem o início de construção do complexo desportivo do clube conseguiu estancar. A equipa nas duas épocas seguintes fica em 3º e 2ª falhando a subida. A estrutura da 2ªdivisão Zona Sul muda no final de 2004/2005, passando a ter acesso às competições profissionais apenas dois clubes de um conjunto de 4 séries com 16 equipas. O União é posto na Série B conseguindo na primeira época o já referido 2º lugar, tendo na época 2006/2007 após um começo algo titubeante, ganho a Série. No entanto como apenas 2 equipas poderiam subir, o clube teve que disputar com o Freamunde, uma vaga de acesso, voltando o União a falhar num momento decisivo.
Subida de Divisão
Finalmente, União da Madeira, consegue subir de divisão, após dois anos consecutivos a perder no play-off. As equipa que iam defrontar o play-off com o União eram o Atlético e o Padroense. Após uma entrada má no play-off (perdeu com o Padroense e um empate com Atlético), o União teve de ser mais forte e, então, nas outras duas rondas acaba por ganhar os dois clubes, tornando-se campeão da segunda divisão (Wikipedia)

Sem comentários: