quinta-feira, novembro 26, 2015

Maioria dos britânicos quer sair da União Europeia

Se o referendo à continuação na União Europeia acontecesse hoje, o resultado levaria o Reino Unido a abandonar a Europa. A sondagem “The Independent”, realizada poucos dias depois dos atentados de Paris, mostra que mais de metade dos britânicos defende que o Reino Unido deve deixar a União Europeia. Um resultado que parece reflectir as preocupações dos britânicos perante a crise de imigração europeia, escreve esta quarta-feira aquele jornal britânico.
Cerca de 52% dos 2.000 inquiridos são a favor da saída do Reino Unido na Europa, com apenas 48% a defender a permanência na UE. E ainda que os resultados mostrem uma viragem para o campo dos eurocépticos, os activistas pelo não ao “Brexit” acreditam que a onda de apoio gerada na Grã-Bretanha para com os franceses depois dos atentados de 13 de Novembro vão contribuir para a causa europeia.
A mesma sondagem realizada em Junho, Julho e Setembro indicava que uma larga maioria (55%) dos inquiridos queria permanecer na Europa. Em Outubro, já com a crise dos refugiados a marcar o dia-a-dia das notícias, a diferença estreitou-se, apontando para 53% de defensores da permanência contra 47% de pessoas a querer abandonar a UE.
Os dados da nova sondagem mostram que existe uma clara separação geracional entre os que querem permanecer e sair da Europa. Entre os inquiridos com 18-24 anos cerca de 69% querem permanecer na UE. E o apoio à continuação na Europa vai declinando progressivamente com a idade dos inquiridos, com apenas 38% das pessoas com 65 anos ou mais a defender a UE. À semelhança do que deverá acontecer com os boletins de voto do referendo, que deverá acontecer até ao final de 2017, os inquiridos na sondagem do “The Independent” tinham apenas uma de duas opções: continuar ou sair da Europa. Mas dados de sondagens anteriores mostram que a percentagem de votantes indecisos rondará os 18% escreve o jornal (Económico)

Sem comentários: