terça-feira, novembro 17, 2015

Sondagem: Marcelo Rebelo de Sousa vence presidenciais à primeira-volta

A sondagem da Aximagem para o Negócios e Correio da Manhã, aponta Marcelo Rebelo de Sousa como o próximo Presidente da República com quase 57% das intenções de voto e sem necessidade de uma ida à segunda volta. Sampaio da Nóvoa surge com uma ligeira vantagem face a Maria de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa recolheria 56,9% das intenções de voto e venceria as eleições presidenciais de Janeiro à primeira volta. É esta a principal conclusão da sondagem da Aximagem para o Negócios e o Correio da Manhã que garante a vitória ao professor com uma margem bastante confortável sobre Sampaio da Nóvoa (15,3%) e Maria de Belém (15,3%), os dois candidatos que se propõem conquistar votos do centro-esquerda. Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém surgem em "empate técnico", incapazes de obrigar Marcelo a uma segunda volta com um candidato proveniente do especto político mais à esquerda.
Já o primeiro candidato oficialmente apoiado por uma das principais forças partidárias, a surgir no estudo da Aximagem, é o comunista Edgar Silva, com 2,1% das intenções de voto. Há ainda 1,8% recolhidos por concorrentes a Belém que não conseguem alcançar pelo menos 1% das intenções de voto. 9,3% permanecem indecisos. O estudo aponta ainda para um nível de abstenção de 34,1%.
Marcelo apresenta clara dinâmica de vitória
O antigo presidente do PSD apresenta-se como grande favorito à sucessão de Cavaco Silva. Questionados sobre quem consideram que irá ser o próximo inquilino do Palácio de Belém, independentemente da preferência de cada um, 73,8% dos inquiridos pela Aximagem acreditam que será Marcelo Rebelo de Sousa.
No que à dinâmica de vitória diz respeito, Maria de Belém (3,9%) surge ligeiramente à frente de Sampaio da Nóvoa (2,3%), sendo que são poucos os inquiridos que apostam numa hipotética vitória tanto da ex-presidente do PS, como do antigo reitor da Universidade de Lisboa.   Também em termos de notoriedade espontânea é Marcelo Rebelo de Sousa quem aparece na liderança. Depois de a Aximage solicitar a enunciação dos nomes dos candidatos presidenciais que vêm à memória, 88,8% dos inquiridos recordaram-se do até há pouco comentador político da TVI. Aqui Maria de Belém surge melhor posicionada (74%) do que Sampaio da Nóvoa (57,1%), possivelmente beneficiando do facto de o antigo reitor ter dedicado boa parte da sua carreira profissional à vida académica. Já Maria de Belém beneficia de muitos anos na vida política, ao longo dos quais foi deputada e governante pelo PS. Ainda assim, Sampaio da Nóvoa recolhe a preferência de vários figuras socialistas, como os ex-Presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio, ou ainda de vários membros dos actuais órgãos dirigentes do PS. Ainda no que concerne à notoriedade, Edgar Silva (12,7%) superioriza-se a Marisa Matias (9,7%), a Henrique Neto (7,5%) e ainda a Paulo Morais (2,5%). 
FICHA TÉCNICA
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.
Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade e voto legislativo) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 603 entrevistas efectivas: 277 a homens e 326 a mulheres; 58 no Interior Norte Centro, 80 no Litoral Norte, 98 na Área Metropolitana do Porto, 119 no Litoral Centro, 167 na Área Metropolitana de Lisboa e 81 no Sul e Ilhas; 105 em aldeias, 168 em vilas e 330 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.
Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido entre os dias 31 de Outubro e 4 de Novembro de 2015, com uma taxa de resposta de 82,2%.
Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 603 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).
Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz (Jornal de Negócios)

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