quarta-feira, dezembro 23, 2015

MADEIRA: PERSONALIDADES DO ANO (2015) PARA O ULTRAPERIFERIAS


Na escolha das personalidades do ano, resolvi eleger um político e um empresário, por razões que justificarei de forma fundamentada. Optei na política por Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional, pelo percurso mantido desde Novembro de 2014, quando começou a corrida para as "directas" no PSD-Madeira, culminando com a maioria absoluta nas regionais de Março deste ano e com a vitória nas legislativas de 2015, merecendo e justificando a escolha, independentemente do mérito que se possa reconhecer a outros. Acresce que Miguel  Albuquerque para além de ter conquistado a maioria absoluta nas eleições regionais de Março deste ano, realizadas num cenário político-eleitoral obviamente marcado por diversas pressões, juntou a vitória nas legislativas de Outubro, elegendo 3 deputados e resistindo bem ao impacto negativo da austeridade, da insensibilidade do poder central em Lisboa e de uma evidente aversão de Passos e Portas junto da opinião pública nacional em geral. O que explica que a coligação tenha perdido mais de 700 mil votos e 25 deputados. A opção do Blogue Ultraperiferias é esta.
No mundo empresarial a nossa escolha foi para o dinâmico empresário José Avelino Farinha que considero um exemplo de como uma região pequena permite que projectos empresariais arrojados e construídos desde a base - muitas vezes expondo os seus promotores ao insulto vergonhoso na praça pública de alguns crápulas sem escrúpulos ou a serem obrigados a passar por tremendas dificuldades, obstáculos e incompreensões - conseguem alcançar o sucesso, muito por causa do mérito, da inteligência e da forma como os problemas são encarados e transformados em oportunidades.
Conheço o José Avelino Farinha há muitos anos, sobre escrevi um dia destes, e mantenho, que se trata de um empresário que teve um papel preponderante - obviamente que ao lado de outros - na mudança que a Madeira protagonizou nestes anos. Avelino Farinha foi uma peça decisiva na mudança. Respondeu quando teve que responder, arriscou, investiu, apostou, diversificou. Conquistou o sucesso, obteve êxitos, passou por contrariedade, torneou dificuldades, etc. Mas é um ganhador. Por isso, depois do excelente hotel Saccharum na Calheta, inaugurado este ano, a formalização do negócio com o Savoy colocam José Avelino Farinha no pedestal das personalidades que o meu Blogue escolheu e destacou em 2015. Merecida e incontestavelmente.

Sem comentários: