terça-feira, fevereiro 23, 2016

Jornalismo: Presidente da RTP garante que a empresa atingiu “o equilíbrio económico” em 2015

Em 2015, “no primeiro ano do nosso mandato, atingimos o equilíbrio económico”, revelou o presidente do Conselho de Administração da RTP, Gonçalo Reis. Em entrevista à Lusa, o administrador da televisão pública fez questão de salientar o “resultado histórico” da empresa depois de referir que “os resultados operacionais vão suprir os custos financeiros”.

Apesar de não poder divulgar os números fechados, já que as contas relativas a 2015 ainda estão em fase de finalização, Gonçalo Reis sublinhou que “os ganhos operacionais pagam os juros da dívida”. O gestor reforça a ideia da “credibilização financeira” da RTP, depois da empresa ter conseguido obter um financiamento de médio e longo prazo de 80 milhões de euros com um consórcio de bancos portugueses, o que não acontecia “há várias décadas”.
A administração está a trabalhar “num registo de eficácia com serenidade”, afirmou o gestor, garantindo que têm feito “contratações muito pontuais”. “Não estamos a contratar super-estrelas com condições extraordinárias. Não o fizemos, não o faremos”, disse. “Acho que tem sido um ano de muita atuação, sobretudo acho que as equipas da RTP foram capazes de mudar a rota, foram capazes de vestir a camisola de uma lógica de serviço público diferenciado”, afirmou, considerando que a empresa “reencontrou a sua matriz clássica: produzir conteúdos que sejam diferenciadores, que tenham um caráter próprio e que acrescentem ao panorama audiovisual”.
Do ponto de vista empresarial, “as principais linhas em que nós atuámos foram, em primeiro lugar, a internacionalização da produção e esse é um tema estrutural”, que visou “corrigir uma política errada de ‘outsourcing’ [subcontratação] e de desvitalização da RTP”, passando a empresa a produzir internamente com as suas equipas e equipamentos nos seus estúdios. “Este é o ponto mais importante para nós”, acrescentou. Para este ano, Gonçalo Reis espera uma estabilidade do lado das receitas comerciais. No cabo, a RTP fechou os contratos com os operadores por três anos, depois espera ainda crescer ligeiramente com a distribuição internacional de canais. O presidente da RTP defendeu ainda uma “solução de consenso” sobre o alargamento da oferta na Televisão Digital Terrestre (TDT) e manifestou-se disponível para trabalhar em respostas que incluam os privados (Jornal I)

Sem comentários: