quarta-feira, julho 13, 2016

Afinal quais são os reais problemas da Europa? Comissão Europeia autoriza Itália a dar 150 mil milhões de avales à banca

A Comissão Europeia autorizou o Governo de Itália a dar 150 mil milhões de avales à banca. As garantias estatais são dadas como medida de precaução para apoiar os bancos transalpinos. Um porta-voz da União Europeia assegurou ao Wall Street Journal que o programa foi aprovado no âmbito das 'normas extraordinárias para a ajuda de Estados'. A notícia está a ser avançada pelo site El Economista que cita o jornal norte-americano. Este programa poderá somar até 150.000 milhões de liquidez, com garantia do Estado italiano, até ao fim do ano, segundo um funcionário da UE citado na notícia.
O porta-voz da Comissão recusou revelar os montantes avalizados pelo Estado italiano, mas assegurou que a quantidade solicitada pelo Governo era proporcionada.  Ao periódico o porta-voz da Comissão assegurou que "não se espera que os bancos venham a necessitar de usar este programa, mas é a prova que existe um amplo leque de opções que podem ajudar a mitigar as turbulências dos mercados".  A banca italiana é uma das mais problemáticas da Europa, devido ao elevado peso de crédito em incumprimento. Os dados públicos revelam que os seus balanços têm cerca de 360 mil milhões de euros de crédito malparado.Por outro lado, o Governo poderia injectar até 40.000 milhões de euros para reforçar o capital dos bancos mais descapitalizados, segundo fontes italianas (Económico)

Sem comentários: