segunda-feira, agosto 01, 2016

Mediatismo: Marcelo Rebelo de Sousa quadruplica exposição de Cavaco Silva

Seis meses depois de eleito, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, protagonizou quase 67 horas de informação nas TVs, quatro vezes mais do que o anterior Presidente, Aníbal Cavaco Silva. De 24 de Janeiro a 24 de Julho de 2016 passaram seis meses sobre a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República.


Neste período, interveio na primeira pessoa em 1616 notícias televisivas, que tiveram uma duração de perto de 67 horas. Estes números equivalem a uma média de quase 9 notícias por dia e 22 minutos de exposição. Estes valores quase quadruplicam os observados nos seis meses seguintes à eleição de Cavaco Silva. Na primeira eleição, em 2006, o então Presidente da República protagonizou 381 notícias de 15 horas e 33 minutos de duração e, em 2011, quando foi reeleito, protagonizou 413 notícias de 16 horas e 24 minutos de duração. Em 2016, a TVI foi o canal que exibiu notícias protagonizadas por Marcelo Rebelo de Sousa de maior duração, correspondendo um quinto de todas as notícias que o Presidente protagonizou nestes seis meses. A SIC foi responsável por um valor próximo, de 19.2% e a por RTP1 18.4% deste total. Em número de notícias, foi contudo a RTP1 que mais peças passou com Marcelo Rebelo de Sousa como protagonista, 316, seguida de TVI, com 307, e SIC, com 280. Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise CMTV, RTP1, RTP2, RTP3, SIC, SIC Notícias, TVI e TVI24 (Marktest.com, Julho de 2016)

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