segunda-feira, agosto 29, 2016

Venezuela: Maduro encomenda filme e série sobre Chávez



No meio da maior crise de que há memória no país, o Governo venezuelano decidiu financiar um filme e série sobre a vida de Hugo Chávez. O Presidente venezuelano Nicolás Maduro, anunciou, quarta-feira, 24 de Agosto, que vai formar uma equipa de cineastas, escritores, historiadores e guionistas para fazer um filme e uma série sobre a vida do ex-líder do país Hugo Chávez. "Decidimos fazer um filme e uma série sobre a vida do comandante Hugo Chávez, a partir da sua Venezuela original, da sua terra, do seu espírito original", disse. O anúncio aconteceu durante o lançamento do livro biográfico com o título "Hugo Chávez e o destino do povo", no Teatro Teresa Carreño, em Caracas. Nicolás Maduro sublinhou que há uma empresa norte-americana a realizar um projecto cinematográfico sobre a vida e obra do "comandante", com o objectivo de o "desfigurar". "Não virá nenhuma [empresa] transnacional desfigurar o nosso comandante (...) São uns abusadores, porque sabem o impacto que tem  Chávez no século XXI, mas temos o nosso Chávez original, na sua Venezuela", frisou.

O Presidente venezuelano explicou ainda que o projecto será apoiado pelo Instituto do Pensamento Político de Hugo Chávez e que as histórias nele contidas vão ser delineadas com base em livros, investigações históricas, entre elas uma entrevista feita pelo escritor Ignacio Ramonet, declarações de pessoas que conheceram de perto o líder socialista e membros do Governo venezuelano. O financiamento do filme e da série surge num contexto de profunda crise. Ainda há duas semanas, o  secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou-se preocupado com a "crise humanitária" que afecta a Venezuela, vincando que aquele organismo está "pronto para ajudar" Caracas.
"Estou muito preocupado com a situação actual, em que as necessidades básicas não estão a ser atendidas, como a comida, água, cuidados de saúde e roupa, porque não estão disponíveis", disse Ban Ki-moon, numa entrevista ao diário argentino La Nación. Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população de dificuldades para conseguir localmente produtos básicos e medicamentos. Desde Janeiro último que vigora no país um estado de "excepção e emergência económica". Vários ministros do Governo de Nicolás Maduro têm reconhecido publicamente que a situação é complicada, mas insistem que a situação não é de crise humanitária. Organismos regionais, como a União de Nações da América do Sul (Unasul), a Organização de Estados Americanos (OEA) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul) têm expressado também a sua preocupação relativamente à situação venezuelana (Jornal de Negócios)

Sem comentários: