segunda-feira, setembro 12, 2016

Venezuela: 18 generais assumem o controlo da distribuição alimentar

A produção e distribuição dos principais alimentos e produtos básicos foi confiada a 18 generais. Feijão preto, margarina e papel higiénico são alguns deles. Perante a grave escassez na Venezuela, a produção e a distribuição dos principais alimentos e produtos básicos foi confiada a 18 altos oficiais da Força Armada Nacional Bolivariana. A lista dos responsáveis por cada produto foi divulgada nesta segunda-feira, 12 de Setembro, concretizando uma decisão que havia sido anunciada em Julho. O decreto assinado então por Nicolas Maduro criou um novo organismo, chamado de Comando de Suprimento, chefiado pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino. O novo órgão pode obrigar empresas do sector privado a vender a produção para entidades estatais.
O Governo tem atribuído às redes de distribuição a culpa pelo elevado preço dos produtos e o desaparecimento destes das prateleiras devido aos controles de preços estabelecidos desde os tempos do falecido Hugo Chávez. Depois de declarar-se socialista, em 2007, o regime decidiu aumentar a participação estatal na economia e intervir no processo de distribuição. Em 2008 foram criados os guias de distribuição para controlar a entrega da matéria-prima para as fábricas, e depois o transporte do produto final dos depósitos para os supermercados públicos e particulares. Escreve o El País que o regime chavista está convencido de que há agora uma confabulação contra a Administração para evitar que os produtos cheguem às prateleiras, e acredita que os soldados porão a funcionar toda a cadeia de produção e de distribuição. A escassez de produtos tem sido acompanhado por uma subida vertiginosa dos preços. A Venezuela acumulou 675,1% de inflação nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados na semana passada pela imprensa venezuelana. Números publicados no fim de Agosto pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) da Venezuela demonstram, por outro lado, que o índice de pobreza no país aumentou 33,1% em Julho de 2015, comparativamente aos últimos valores disponíveis, de 2013.
Os generais e os seus cargos
Óleo: General de brigada Jorge Pérez Mancilla
Arroz: General de divisão José Inés González Pérez
Avícola (frango e ovos): Contra-almirante Ángel Rueda Pinto
Açúcar: General de brigada Ludwing Palima Cisneros
Carne bovina: General de divisão Luis Alejandro Jiménez Villaruel
Feijão preto: General de brigada Reynzer Rojas Omaña
Detergente, sabonete, champô, creme dental e desodorante: General de brigada Fernando Prieto Ventura
Produtos farmacêuticos: General de divisão Juan Rivas Rojas
Farinha de milho: Vice-almirante Freddy Lozada Peraza
Lacticínios: General de brigada José Gregorio Pérez Malavé
Milho amarelo: General de divisão Javier Antonio Rosales Duque
Margarina: Contra-almirante Adolfo Contreras Soto, director de Logística do Segundo Comando e do Estado-Maior Geral da Marinha Bolivariana
Papel higiénico, toalhas sanitárias e fraldas descartáveis: General de brigada Manuel Vera Boada
Trigo: General de divisão Francisco Yánez Rodríguez
Peixes: Vice-almirante Luisa María Lozada Fergusson
Carne suína: General de brigada Rubén Barreto Barrios
Soja em farelo e grãos: General de brigada José Jesús Hernández Perales (Jornal de Negócios)

Sem comentários: