domingo, janeiro 29, 2017

A sondagem “mistério” no Funchal que ninguém encomendou…

Uma sondagem realizada pela GFK no Funchal continua envolta em "mistério" na medida em que ninguém, nem Câmara do Funchal, nem partidos assumem tê-la encomendado.

Salvo o PS madeirense – que não se pronunciou sobre o assunto – os demais partidos com representação autárquica no executivo do Funchal, PSD e CDS, aguardam resposta aos esclarecimentos solicitados ao edil funchalense, Paulo Cafofo sobre o assunto.
Uma fonte do CDS confirmou ao Económico Madeira que o partido aguarda os esclarecimentos solicitados por escrito, desejando que Paulo Cafofo cumpra os requisitos regulamentares neste domínio, já que o pedido de informação foi apresentado no quadro da Assembleia Municipal do Funchal.
O PSD confirmou ao Económico Madeira que mantem o pedido de esclarecimento apresentado em devido tempo, também o âmbito da Assembleia Municipal, embora reconheça que Paulo Cafofo já negou ter conhecimento de alguma sondagem.

Nos contactos da empresa junto dos inquiridos era dito claramente que se tratava de uma sondagem para a Câmara Municipal do Funchal, centrando-se todo o questionário na figura do autarca Paulo Cafofo.
Esta sondagem estava toda relacionada com a gestão da cidade e com a eventual recandidatura do actual autarca, sendo apresentados aos entrevistados vários contextos políticos e eleitorais.
A principal particularidade da sondagem teve a ver com o facto de ser feita alusão direta a uma eventual candidatura da social-democrata Rubina Leal, secretária regional da inclusão social, que não foi sequer anunciada pelo PSD regional. A sondagem ignorava por completo a candidatura de Rui Barreto do CDS, já confirmada.
Dando como “adquirido” o avanço de Rubina Leal, numa antecipação de cenários eleitorais, a sondagem interrogava as pessoas sobre os atributos dos dois potenciais adversários na corrida eleitoral deste ano – desde a competência à seriedade, passando pela confiança, capacidade de liderança, popularidade, conhecimento dos problemas da cidade, etc. As pessoas eram convidadas pela GFK a divulgarem qual a sua opção eleitoral caso Paulo Cafofo e Rubina Leal fossem os principais candidatos.
A sondagem pedia o posicionamento partidário dos entrevistados bem como a opção eleitoral feita nas autárquicas de 2013 (Económico Madeira)

Sem comentários: