terça-feira, junho 27, 2017

Madeira: incêndios, confidencialidade e manipulação

O meu caro amigo e jornalista da TVI Mário Gouveia num comentário a um comentário meu, informou que o relatório do governo central sobre utilização dos meios aéreos no combate aos incêndios florestais na Madeira era reservado ou confidencial pelo que não podia ser público. É sempre a mesma merda. Será que estes estudos não foram feitos pelos menos iluminados que fizeram estudos para aquelas bandas, que gastaram milhões a comprar aviões que não levantam por falta de peças, aviões que custam milhares por casa hora de utilização, que não conseguem operar em todo o território nacional, etc? Não sei se foram ou não os mesmos, mas a pergunta fica. E os madeirenses vão ter agora que esperar que outros iluminados por cá, durante 60 dias, elaborem uma proposta qualquer - desconhecia que havia localmente tanto "experts" em incêndios florestais e utilização de meios aéreos - para serem devidamente informados e esclarecidos  sobre as muitas dúvidas que hoje existem?
E até lá vamos ter que aturar a demagogia partidária, com o PS no primeiro lugar do pódio, a reclamar os louros de uma "solução" que não é solução coisa nenhuma e inclusivamente a exigir já que o GRM nem devia esperar mais para ter esses meios aéreos a operar este Verão quando o estudo afinal nem está concluído? Afinal se o governo central tinha tanta certeza nos seus estudos porque classificou de reservado ou confidencial ou qualquer treta do género, um documento que devia ser público e que só governantes sem pouca vergonha não o divulgam?
Reservado ou confidencial ou a merda que quiserem chamar, a verdade é que o povo madeirense tem o direito de conhecer os resultados desse estudo. E isso nada tem a ver com propostas que venham agora ser construídas em cima de conclusões que todos queríamos conhecer. Se isso não for feito é uma desonestidade.

Sem comentários: