Os dados da MediaMonitor mostram que, em Julho, um quinto do
investimento publicitário a preços de tabela foi da responsabilidade de seis
anunciantes. De acordo com os dados da MediaMonitor, a Unilever-Jerónimo
Martins mantém-se líder da tabela dos maiores anunciantes do mês de Julho,
sendo responsável por um share of voice de 7.8% face o total do mercado
publicitário de Tv, rádio, imprensa, outdoor, cinema e Internet e de 19.8%
relativamente ao total dos 20 maiores anunciantes do mês de Julho de 2017. É de
salientar que o período de recolha da informação relativa a Julho de 2017 não
está ainda concluído para todos os meios (ver nota da situação referente ao mês
de Julho). A Portugal Telecom foi o segundo anunciante do mês, responsável por 3.3%
do investimento publicitário total e por 8.3% do colocado pelos 20 maiores
anunciantes do mês.
A NOS Comunicações ocupou a terceira posição, com um share of voice de
2.8% face o total do mercado publicitário e de 7.2% face o total dos 20 mais de
Julho.
Estes três anunciantes representaram 13.8% do investimento publicitário
mensal e, se a estes juntarmos os 3 anunciantes seguintes, obtemos um quinto
dos valores a preços de tabela (20.5%).
No total, os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 39.1% dos
montantes globais investidos durante o sétimo mês do ano. Entre os 20 maiores
investidores publicitários, encontramos 11 empresas do grande consumo, 3 das
bebidas, 2 da grande distribuição, 2 das telecomunicações e 2 de outros
sectores.
Os maiores investidores privilegiaram fundamentalmente a televisão -
para onde canalizaram 91.8% dos seus budgets. À Internet dedicaram 4.1% dos
montantes, ao outdoor 2.7%, à imprensa 0.7%, à rádio dirigiram 0.5% e ao cinema
destinaram 0.2%.
Nos primeiros sete meses do ano, a maior parte do investimento
publicitário a preços de tabela foi dirigida à televisão, com 79%. A Internet
captou 7.8% dos montantes totais, a imprensa 6%, cabendo 7.2% aos restantes
meios analisados pela MediaMonitor. Esta análise foi realizada com recurso ao software
MMW/Admonitor da MediaMonitor, para o período compreendido entre 1 e 31 de
Julho de 2017 (Marktest.com, Setembro de 2017)
Sem comentários:
Enviar um comentário