quarta-feira, outubro 18, 2017

O estranho erro de Costa

Eu acho estranho que um político experimentado como António Costa, que sempre viveu, e há muitos anos, da gestão mediática da sua imagem e da comunicação, tenha cometido um erro comunicacional tão grave como aquele que aconteceu na madrugada de terça-feira quando se dirigiu aos portugueses no âmbito da terrível noite dos incêndios que assolaram o nosso país.
O que ouvimos foi uma comunicação demasiado institucional, seca, distante das pessoas, sem novidades, repetindo argumentos e ideias pisadas e repisadas desde Pedrogão Grande, e que não conseguiu suscitar nas pessoas, a braços com dramas imensos, qualquer sentimento de gratidão, ligação ou mesmo atenção.
Costa foi estranhamente "desumano", distante das pessoas, indiferente ao facto do Estado ter falhado e de ele precisar, por isso, de ter a humildade de pedir desculpa aos mortos e a todos aqueles que perderam tudo ou quase tudo, devido às palermices do estado e ao falhanço de uma ministra que podendo ser, e dizem que é, boa pessoa, podendo ser, também garantem que sim, uma técnica competente, não revela qualquer perfil para a política e para o acto da governação. Além de que o falhanço de todo o sistema no combate aos incêndios é da sua responsabilidade.
Confesso a minha estupefacção por esta fragilidade de Costa em termos de comunicação política, porque é disso que falamos.

Sem comentários: