terça-feira, agosto 21, 2018

Porto Santo: episódios tontos numa praia cada vez mais privada e tomada de assalto





A história é simples de ser contada e mostra bem o patético que se passa hoje na Praia do Porto Santo esquartejada por concessões que na realidade se limitam a tirar aos veraneantes a tranquilidade em praias que sempre usaram e nas quais nunca pediram concessionários de merda de coisa nenhuma. 
Algumas famílias frequentadoras da chamada praia do Luamar depois de chegadas ao local instalaram-se normalmente no areal numa zona frente a uma ampla zona concessionada ao hotel Vila Baleira - suspeito que ocupa de certeza uma área superior à devida. Aliás o Vila Baleira tem a particularidade estranha de ter instalado em plena praia - e estou-me nas tintas se a titulo precário ou não - uma ampla estrutura física de apoio aos seus clientes, algo que ninguém mais tem na praia. Estranho, mesmo muito estranho este facilitismo.
Os referidos madeirenses foram confrontados, primeiro por alguém do Hotel Vila Baleira informando que não podia abrir os guarda-sóis no local porque apenas podiam fazê-lo se eles fossem da cor azul. Perante uma reacção compreensivelmente negativa das pessoas - e tenho pena que os madeirenses não se indignem com isto e estes novos donos da praia. Ameaçados por um policia daquela política marítima que não se sabe o que anda a fazer de útil no Porto Santo, salvo custar milhares aos contribuintes, os visados acabaram por fechar os respectivos tapa-sóis. Mas logo depois de algumas situações absurdas, o referido militar desapareceu do local porque ninguém estava a incomodar os clientes do Vila Baleira. Com algum humor interpelamos o agente a perguntar se os clientes do hotel podiam colocar cadeiras de sol e os apetrechos pessoais de praia fora do espaço delimitado pela zona de concessão do hotel. De referir que foram entregues aos visados cópias de uma portaria que pretendia dar cobertura às idiotices da Capitania neste processo das concessões.
Este episódio caricato e absurdo revela bem a podridão em que as coisas estão nesta praia do Porto  Santo, num processo que, contrariamente ao que tenho dito, não é imputável apenas à autoridade marítima, na medida em que parece haver um estranho conluio envolvendo outras entidades que deveriam ter mais cuidado na defesa atempada de assuntos que estão a causar uma profunda irritação às pessoas, agastadas com o que se passa (nas fotos vemos o documento entregue, pormenores da abordagem aos "invasores" locais da praia do Vila Baleira e que pelos vistos ameaçavam a tranquilidade dos hospedes do hotel bem espertalhão, e pormenor das duas famílias com os respectivos guarda-sóis fechados porque não eram...azuis) (LFM)

Sem comentários: