domingo, agosto 19, 2018

Porto Santo: há que libertar a cidade recriando um novo pólo

Não se trata de indicar opções porque acho que as pessoas do Porto Santo sabem o que melhor serve a sua terra e a sua ilha. O que procuramos fazer, quando damos uma opinião, é apenas partilhar ideias que eventualmente podem ou não servir para que as coisas melhorem.
Por exemplo, eu acho que é urgente o Porto Santo retomar aquele espaço do Zarco Shopping, no campo de Baixo - se não for possível o ano todo pelo menos nos 3 ou 4 meses de Verão com maior movimento - para libertar a cidade da pressão diária do tráfego automóvel e de pessoas que para comprarem um bife ou verduras são obrigadas a se deslocar ao Pingo Doce, complicando o trânsito no local, situação que não tem nada a ver com  a falta de espaço para estacionamento nos picos de maior procura.
De facto há espaços do dia em que o trânsito na cidade fica caótico também porque há quem abusivamente em vez de se passar nas passagens de peões, resolvem passear nas passagens de peões com  telemóveis na mão e outras idiotices bem reveladoras do carácter de cada um.
A zona oeste da cidade, Campo de Baixo e zona hoteleira, deve ser a que diariamente, em termos turísticos, regita maior concentração de pessoas que não têm qualquer serviço de apoio que impeça a obrigação de virem ao centro da cidade. Por exemplo o Zarco Shopping viu fechar uma sucessão de vários negócios o que faz com que aquele espaço tenha apenas 5 empresas abertas (uma loja chinesa, um pequeno mas útil supermercado, um espaço de venda de jornais, revistas e registo de lotarias e jogos, uma pequena loja de roupa e um espaço de venda de material para construção e para habitações).
Julgo que não é exagerado afirmar - mas admito que esteja errado - que desde a Casa das Águas do Porto Santo até ao  Luamar não existe uma única caixa multibanco ao dispor das pessoas! Nem existe uma única agência bancária - a única que havia no Zarco Shopping fechou. Duvido que não seja mais do que evidente que alguma coisa tem que ser feita para que as pessoas, turistas e locais, nºao sejam obrgdos a ir para o centro da cidade resolver necessidades que poderiam bem ser resolvidas se a zona do Zarco Shoppiong fosse repensada e que fossem inclusivamente previstos programas de incentivos para empresas que apostassem naquela área e  ali concentrassem os seus serviços essenciais.
Desculpem e sem ofensa, o Porto Santo precisa de movimentar-se, e muito, para justificar, desde logo, que a Vila Baleira seja uma cidade estatuto ganho num tempo em que a febre pelas cidades ia toldando perigosamente determinados processos de decisão que passaram a funcionar apenas por motivações com fins eleitorais. Pensem nisso por favor, sem fundamentalismos e sem politiquices tontas.
Eu não tenho dúvidas que é preciso libertar a cidade recriando um novo pólo de disponibilização de serviços e que seja uma alternativa a uma irritante deslocação à cidade nos meses de Verão e nas horas de maior movimento. Se me provarem que é uma asneira o que eu acabo de escrever, rendo-me à evidência, perante factos concretos, nunca por causa apenas de opiniões que se limitam a contestar a minha, somente no  plano da teoria. Já gora, metem uma caixa multibanco no Zarco Shopping, façam esse favor às pessoas que por lá ficam. (LFM, foto DN-Madeira)

Sem comentários: