segunda-feira, novembro 19, 2018

Funchal: trânsito a roçar o caótico e com medidas absurdas

O transito na cidade do Funchal está  caótico, bem pior do que devia estar numa cidade com a configuração da nossa (e que provavelmente deveria dispensar medidas restritivas avulso que acabam por ter implicações a montante ou a jusante, gerando uma confusão e provocando a irritação nas pessoas). E podem os "expert" das projecções em computador, das medidas baseadas no Excel sustentar que o trânsito está melhor, porque a realidade, sobretudo nas chamadas "horas de ponta", desmente essas teorias. Prevejo que na altura do Natal e Fim-de-Ano o caos se vai instalar na cidade.Nem vale a pena antecipar isso...

Depois há coisas que roçam o absurdo, penso eu. Como é que se explica que a ligação da Elias Garcia ao Bom Jesus através da Travessa do Nogueira esteja há 3 ou 4 meses encerrada mas esse mesmo acesso já pode ser feito através da Rua da Conceição, escassos metros à frente, provocando o caos num cruzamento e originando uma concentração de automóveis que se vão amontoando devido ao congestionamento do tráfego na ligação entre a Ponte de Nova com a 31 de Janeiro? A ideia é fechar a Travessa do Nogueira ao trânsito? Então, não sendo isso, não entendo. Este é apenas um exemplo de como se complicam (deliberadamente?) as coisas e quando os pretensos "especialistas" começam a inventar e a julgar que as brincadeiras em computador, mais uns tantos quadros em Excel são as únicas fontes de informação necessárias a um processo de decisão tão complexo como este que envolve alterações de trânsito nas cidades.
Eu concordo que se restrinja o tráfego no centro da cidade mas obviamente que não aceito que isso seja feito, apressadamente, com várias mudanças em simultâneo, afectando depois o pós-mudança porque as alterações não foram devidamente ponderadas em todos os seus momentos diários e considera do todas as repercussões globais daí resultantes. Vejam lá isso porque a paciência das pessoas (é bem visível) começa a esgotar-se (LFM)

Sem comentários: