Os dados de novembro do netAudience para os
sites noticiosos mostram que o Correio da Manhã lidera em termos de alcance
(reach) mas o Record é o que regista maior número de pageviews e mais tempo de
acesso. Uma análise do sistema de medição de audiências netAudience realizado
pela Marktest em parceria com a Gemius, mostra que, em novembro de 2018, o site
do Correio da Manhã foi, entre os sites noticiosos, o que obteve maior reach,
alcançando 2 milhões e 359 mil indivíduos, o que representa 27.5% dos
residentes no Continente com 15 e mais anos. O Público ocupou a segunda posição
deste top de sites de notícias, com um alcance de cerca de 2,1 milhões de
indivíduos (24.4%) e o Jornal de Notícias obteve 23.9%, com mais de 2 milhões
de indivíduos. Notícias ao Minuto e Expresso completam o top 5 destes sites,
com 1,6 e 1,5 milhões de indivíduos de reach, respetivamente.
Esta análise apresenta um top de sites
noticiosos auditados (medidos em todas as plataformas - netScope + megapanel) e
não auditados (medidos apenas pelo painel de PCs - meterpanel). Confira em
baixo os valores do mês de novembro:
- O Record, pelo seu lado, foi líder em número de pageviews e de tempo despendido, tendo sido responsável por 17.2% do total das páginas de sites noticiosos do mês e por 17.1% do tempo de acesso.
- Em pageviews, a segunda posição foi ocupada pelo Correio da Manhã (13.4% do total de pageviews de sites de notícias) e a terceira pelo MeusResultados.com (9.2%). Em tempo dedicado, a segunda posição foi obtida pelo MeusResultados.com, responsável por 11.8% do tempo dedicado a estes sites, e a terceira pelo A Bola com 10.8%.
O netAudience é um sistema híbrido de medição
de audiências de Internet, com elevado grau de integração e interdependência de
3 fontes independentes de recolha de dados: netScope (dados site-centric, com
medição em PC, phone e tablet), mega panel (dados user-centric, com medição em
PC, phone e tablet) e meter panel (dados user-centric, com medição em PC
apenas). É desenvolvido pela Marktest em parceria com a Gemius. Os sites são classificados segundo a sua
tipologia (notícias, comércio, banca, seguros, transportes, etc…)
possibilitando por isso análises segmentadas - como a que aqui apresentamos
para os sites de notícias (Marktest.com, Janeiro de 2019)
Sem comentários:
Enviar um comentário