terça-feira, janeiro 08, 2019

Nota: parabéns à hipocrisia na geringonça

Julgo que é justo darmos os parabéns muito "sinceros", tanto a António Costa, como, e sobretudo, ao PCP. Pela hipocrisia, pelo embuste, pelo oportunismo saloio que ambos patenteiam, sempre que respiram.
Ao PCP - comecemos por ele - porque consegue estar ao mesmo tempo nas duas margens do rio, por um lado votando sempre tudo o que vem do governo da geringonça que apoia mas que diz contestar, mas por outro, temendo ser eleitoralmente "engolido" pelo papão maior (PS), foge rapidamente para a outra margem do rio, optando por um discurso crítico, por vezes corrosivo, mas usando essencialmente a sua  conhecida influência no mundo sindical, quer através da Intersindical - na realidade uma estrutura do PCP e mais nada do que isso, controlada por militantes do PCP com algumas nuances mais à esquerda para disfarçar o sectarismo que começava a destruir  a influência da organização... - quer por via de sindicatos isolados que estão controlados por militantes e dirigentes do PCP.
O número de greves, constantemente convocadas quase todas as semanas, de norte a sul do país, o tipo de reivindicação, a oportunidade de algumas exigências - como que a demonstrar que era preciso arranjar qualquer coisa para justificar a greve... - tudo isso faz com que o PCP jogue o tudo por tudo na rua, sem deixar de correr um risco grave, bem grave, de se pulverizar nas eleições de 2019.
Pulverizar não é desaparecer. Pulverizar é perder votos, mandatos e influência, sendo pouco a pouco atirado para um deserto de insignificância se não tiver a dignidade de fazer alguma coisa antes de Outubro, quando perceber que corre o risco de se tornar absolutamente dispensável.
Louvo por isso o esforço do PCP de querer ser, fora de campo, o que não é nem demonstra ser dentro do campo, pela sua capacidade de ter duas, três ou quarto caras ao mesmo tempo, a sua habilidade de usar máscaras conforme a conveniência. Mesmo assim, e  basta olhar para aquela gente do Bloco de Esquerda em Lisboa e para o tipo de discurso populista que usa todos os dias, acho que o PCP será sempre o aliado preferencial do PS que fará tudo - será errado se não o fizer - para evitar a implosão parlamentar dos comunistas.
Mas louvo António Costa pelo "estômago" que tem mostrado ter e pelo teatro que consegue "vender" ao tentar garantir que está tudo bem, quando sabe tão bem como qualquer um de nós, que a chamada "instabilidade social" na qual o PCP tanto fala, tem a ver com as dúvidas, as hesitações existenciais e os temores políticos e eleitorais dos comunistas (LFM)

Sem comentários: