sábado, janeiro 12, 2019

Temas para 2019: Venezuela, a incerteza

Creio que 2019 poderá ser um ano decisivo para a ditadura de Caracas, sobretudo em termos de mudanças impostas pela própria evolução externa. Mas uma coisa é o desejo de mudança, interna e externamente constatável, outra coisa é a existência de condições para que ela se opere de forma pacífica e democrática. Contudo não é líquido que internamente existam condições de mudança - devido ao apertado controlo que o regime exerce sobre instituições que poderiam promover essa mudança, caso da comunicação social mas essencialmente das forças armadas. Se o regime mudar estou em crer que a Venezuela voltará a ser uma potência na região.
Se, ao invés, tudo se mantiver na mesma, e tudo indica que com a posse de Maduro as coisas vão ficar bem difíceis, então só as dificuldades das pessoas no dia-a-dia podem trazê-las de novo para as ruas e promover manifestações que possam sensibilizar a comunidade internacional (por exemplo a aprovar, no quadro da ONU, sanções contra o regime) tentando entalar Maduro e a pequena corte que o rodeia e que controla o poder corrupto e totalitário ali vigente.
Um tema que interessa à Madeira e que não pode ser pretexto, nunca, para alimentar sentimentos de agastamento que, sobretudo nas redes sociais, se começam a notar, contra uma comunidade madeirense na Venezuela que, tal como outras, tiveram um contributo decisivo no desenvolvimento regional operado depois de 1974 e não têm culpa do que se passa naquele país,um dos mais ricos e mais pobres da América Latina (LFM)

Sem comentários: