quinta-feira, janeiro 10, 2019

Venezuela: com uma oposição de merda,desunida e contraditória, nada feito


Uma nota só para entendermos bem a coisa no que à Venezuela diz respeito: eu acho que Maduro é um ditador da pior espécie, um impreparado que chegou ao poder como uma lapa de Chavez e que levou a Venezuela para caminhos impensáveis de pobreza e de privação social generalizada. Segundo aspecto é que a oposição na Venezuela é uma merda, sim, uma merda com todas as letras, dividida em quintalinhos, cada um com o sei "monarca" da treta, dependente de vaidades pessoais, de interesses de grupos distintos, de impreparados, de alguns oportunistas caídos na ribalta não se sabe bem como, etc.
Por isso com uma oposição desunida, a Venezuela não consegue mudar. Em terceiro lugar como é que se deve comportar Portugal? Tal como se submeteu e se submete a outras ditaduras colocando os interesses do Estado e dos cidadãos nacionais em primeiro plano, a postura diplomática da geringonça - diga o Bloco e o PCP o que disserem - tem de ter muita cautela. Temos milhares de portugueses, incluindo milhares de madeirenses no país, temos milhares de pessoas a passar dificuldades, em depressão, algumas até passando fome pelo que Portugal não pode armar-se em "carapau de corridas" evitando prejudicar os cidadãos que lá vivem porque Maduro é vingativo, persegue pessoas, prende e tortura pessoas pelo facto simples de discordarem dele e do caminho que a Venezuela está a seguir, tem a tropa do lado dele à custa de mordomias que lhe propicia, etc.
Ou seja, e em resumo: até que esta oposição de merda na Venezuela se una toda, até que a comunidade internacional perceba que tem um interlocutor alternativo - que não existe neste momento - Portugal que tenha uma atitude cautelosa, engolindo se for preciso elefantes vivos, não tomando posições de apoio ao regime, mas mantendo portas abertas para resolver problemas dada a importância e a dimensão da nossa comunidade. A ausência da posse de um ditador eleito em eleições marcadas pela suspeição e pela aldrabice é diplomaticamente perceptível. Mas na realidade não sei se politicamente isso vai ter ou não efeitos posteriores. O tempo o dirá. Tenho dito. É o que eu penso, é o que eu escrevo (LFM)

Sem comentários: