quinta-feira, fevereiro 07, 2019

Nota: Londres quer manipular a Europa e sair "vencedora" do Brexit

Eu olho para esta polémica toda em torno do Brexit - e ressalvando que a Europa pode ser confrontada com um caos de  consequências imprevisíveis, sobretudo económicas, se não houver entendimento com Londres  - e há questões que devem ser colocadas, gostem ou não de ouvi-las, e respondam ou não a elas:
- é ou não verdade que a Inglaterra não esteve sempre com um pé dentro e um pé fora da UE?
- é ou não verdade que  Inglaterra não fazia parte dos países abrangidos pelo acordo Schengen - na altura a "culpa" foi para a violência na Irlanda do Norte e o IRA?
- é ou não verdade que a Inglaterra nunca fez parte da zona euro porque agarrou-se com toda a cagança à libra e tentou justificar essa ausência alegando que a sua moeda era a moeda de referência em muitos países da Commonwealth, como se isso fosse motivo plausível?
- é ou não verdade que a Inglaterra contestava a dimensão das suas contribuições para o orçamento da UE mas escondeu que recebia milhares de milhões de euros para o sector agrícola nacional? Todos os anos, os agricultores britânicos recebiam cerca de quase 5 mil milhões de euros em subsídios europeus.
- é ou não verdade que em Agosto de 2016, o ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, afirmou claramente que "se deixarmos de fazer contribuições para a União Europeia, haverá dinheiro disponível para investir na nossa própria economia"?
- é ou não verdade que o referendo sobre o Brexit foi organizado por Londres e que não foi a UE nem nenhum país da UE a sugerir a sua realização?
- é ou não verdade que, mais do que os temas económicos foi a onda de refugiados surgida nos últimos anos, e com maior intensidade e envolvendo milhares de pessoas oriundas de países árabes em conflito e países africanos mais pobres, e a posição da Europa relativamente ao tema, foi determinante para o clima de receio e especulação que se instalou na Inglaterra e acabou por influenciar a opção pelo referendo?
- é ou não verdade que Londres está a querer sair da UE como ganhadora do Brexit, quando sabe que o "crime não pode compensar", porque se assim fosse outros países europeus provavelmente abandonariam o espaço europeu? (LFM)

Sem comentários: