domingo, março 10, 2019

Nota: estudo sobre a Madeira não é público porquê?

O Governo Regional da Madeira contratou com a Aximage a realização de um estudo - melhor dizendo, um barómetro - através do qual lhe fosse facultado, na qualidade de órgão executivo da Região, o sentir, a opinião das pessoas, quanto às prioridades para cada um dos concelhos. Apesar de resultar da auscultação de menos de 5.000 pessoas pelo que li (ou seja, menos de 2% da população regional), valendo por isso o que vale em termos de representatividade efectiva da opinião da opinião pública madeirense, nada tenho a opor a esse estudo - lembro-me que há uns anos (e tenho-o em meu poder) o PSD-M antes de umas eleições regionais fez estudo semelhante. No caso concreto do trabalho da Aximage, que eu até acho que devia ser periódico e mais frequente, porventura com um universo mais reduzido e localizado, apenas tenho uma questão a colocar que não sendo de crítica directa, é contudo, e uma vez mais, de advertência para procedimentos futuros e para a gestão titubeante que é feita destes assuntos: porque razão um documento que o GRM facultou aos jornais - e não vamos discutir isso, nem motivações, nem as mais-valias que daí resultam em termos de divulgação... - que é público e não apenas pertença do GRM e das redacções dos jornais locais, não foi ao mesmo tempo disponibilizado no site institucional do GRM para que qualquer cidadão a ele tenha acesso sem ter que recorrer a intermediários? Vejam lá se passado este fim-de-semana na segunda-feira resolvem isso e o documento em causa, na sua versão total, está ao dispor de todos os interessados. Certo? E nada de repetir procedimentos que ficam mal e que mostram alguma incompetência no diálogo com as pessoas (LFM)

Sem comentários: