sexta-feira, março 15, 2019

Notícias semanais em destaque nas TVs

A violência doméstica foi o assunto em destaque nas notícias de Tv da semana de 4 a 10 de março de 2019 segundo os dados da MediaMonitor. Numa semana marcada pelo Dia Internacional da Mulher e pelo Dia de Luto pelas Vítimas da Violência Doméstica, o Governo recomenda que os crimes de violência doméstica sejam julgados em tribunais especializados e mistos. Esta é uma das medidas preconizadas pelo executivo para combater a escalada do crime em contexto de violência doméstica. De acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho, Portugal é um dos países desenvolvidos com maior diferença salarial entre homens e mulheres. O serviço Telenews registou um total de 155 notícias e mais de 6 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura da RTP1 com 2 horas de emissão e 55 notícias emitidas.

Outro dos destaques da última semana foi o Carnaval. Embora em época de carnaval nada pareça mal, o mau tempo impediu a realização de vários corsos tradicionais no Norte e centro de Portugal continental. Torres Vedras, Loulé e as regiões autónomas da Madeira e Açores foram as regiões que escaparam a uma terça-feira que não deixou saudades. O serviço Telenews observou um total de 99 notícias e 3 horas e meia de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela RTP1 com quase 2 horas de emissão e 37 notícias emitidas.
A situação na Venezuela foi o tema internacional da última semana. A situação politica e social da Venezuela degrada-se a cada instante, estando o país há vários dias sem eletricidade. Há situações dramáticas nos hospitais ,com a falta de medicamentos e temperaturas insuportáveis. O Governo português estima que mais de 10 mil cidadãos luso-venezuelanos terão chegado a Portugal desde 2016. O serviço Telenews contou um total de 58 notícias e mais de 2 horas de emissão sobre o tema. De salientar a cobertura dada pela SIC com 1 hora de emissão e 27 notícias emitidas.
Notícias de Abertura
Em relação às notícias de abertura dos principais jornais televisivos na última semana, o destaque foi para o tema da Violência Doméstica. O tema representou 21% das notícias de abertura dos jornais televisivos no universo dos programas considerados.
Nota Técnica: O universo deste trabalho são os jornais noticiosos regulares (tarde e noite), dos principais canais generalistas, (RTP1, SIC e TVI) tal como referidos nesta Nota Técnica. Este trabalho baseia-se nas notícias recolhidas no serviço e-Telenews da Mediamonitor, que recolhe, classifica e disponibiliza online os conteúdos noticiosos dos principais programas de informação da TV portuguesa (Marktest.com, Março de 2019)

Sem comentários: