Li no Publico que a "empresa que gere os aeroportos nacionais confia que o panorama será mais
"interessante" daqui a quatro ou cinco anos. A funcionar há
dois anos, o Aeroporto de Beja, que custou 33 milhões de euros, processou 5044
passageiros desde então, movimento considerado "positivo" pela ANA,
apesar de só prever volumes de tráfego "interessantes" a partir de
2017/2018. Desde que começou a operar, a 13 de Abril de 2011, o Aeroporto de
Beja, realizou, através de sete companhias aéreas, 160 movimentos de aeronaves,
entre aterragens e descolagens, sendo 110 de operações charter de
passageiros, 48 de voos privados/executivos e dois de carga aérea. O balanço da
actividade do Aeroporto de Beja é "positivo" e "as perspectivas
de desenvolvimento, em todas as áreas de negócio, são positivas", embora
os volumes de tráfego de passageiros "somente" deverão ser
"interessantes a partir de 2017/2018", disse à agência Lusa fonte
oficial da ANA - Aeroportos de Portugal, que gere a infra-estrutura. Na área da
carga aérea, "as acções de dinamização em curso poderão conduzir a
importantes resultados já no curto prazo", admitiu o responsável,
indicando que se têm vindo a "multiplicar" os contactos com
operadores, dos quais já resultou um acordo entre a ANA e a empresa
internacional de logística UTi. No âmbito do acordo, a UTi abriu um escritório
no Aeroporto de Beja e, no passado dia 27, realizou a primeira operação de
carga a partir da infraestrutura, lembrou a fonte.
Também no âmbito
do acordo com a UTi, antevêem-se "desenvolvimentos em matéria de voos charter,
não regulares, que poderão conduzir, inclusive, ao baseamento de uma companhia
aérea" no Aeroporto de Beja, admitiu. Na área da indústria aeronáutica, disse,
as consequências dos acordos entre a ANA e as empresas Aeromec e TAP
"serão determinantes para o desenvolvimento" do segmento no
aeroporto. O acordo com a Aeromec prevê a construção de um hangar de manutenção
de aeronaves em Beja, num investimento que poderá chegar aos 14 milhões de
euros e criar cerca de 150 postos de trabalho. O início da construção do hangar
da Aeromec chegou a estar previsto para o segundo semestre de 2012, mas,
segundo a fonte, devido à "situação financeira do país", a realização
do investimento "sofreu um adiamento" e, para já, não há data prevista
para o projecto arrancar. O acordo com a TAP prevê o aluguer, pela
transportadora aérea nacional, de espaços para estacionar aviões no Aeroporto
de Beja, onde terão uma manutenção "preliminar" antes de intervenções
de manutenção "profunda" no complexo da empresa em Lisboa. A TAP e a
ANA estão a trabalhar para que, "brevemente", o Aeroporto de Beja
"comece a receber" os aviões no âmbito do acordo entre as empresas,
disse.
Segundo
a fonte, a dinamização dos negócios de aviação no Aeroporto de Beja foi
"sobretudo alavancada" pelas 22 operações de voos charter,
entre Beja e Londres, que foram promovidas em 2011 pelo operador turístico
britânico Sunvil e movimentaram 807 passageiros. Em 2011, a ANA e o Grupo Vila
Vita assinaram um acordo que permitiu "agilizar" voos charter
entre a Alemanha e Beja, os quais "se mantêm com uma periodicidade
regular".
Desde
que começou a operar, o Aeroporto de Beja, que resulta do aproveitamento civil
da Base Aérea n.º 11, tem estado aberto, mas praticamente vazio e sem voos e passageiros
na maioria dos dias".