sábado, maio 24, 2014

Paulo Cafofo já tem os nomes do executivo da CMF mas...

 Nesta imagem - retirada da internet - vemos à esquerda, Alícia Maria Faria Abreu (em cima) com Cafofo, Miguel Silva Gouveia (em baixo), Madalena Nunes, ao centro também com Paulo Cafofo, Maurício Marques à direita (em cima) e Andreia Caetano (em baixo, à direita)
Nesta imagem - retirada da internet - vemos à esquerda, Edgar Silva (em cima) e Filipa J Fernandes (em baixo), que renunciaram ao mandato, Domingos Rodrigues, ao centro com Paulo Cafofo que pode ser vereador, e Idalina Perestrelo, à direita (em cima) que foi a única vereadora que se manteve sempre ao lado de Paulo Cafofo


Paulo Cafofo já escolheu os nomes da sua nova equipa e já os tem mais ou menos definidos mesmo antes da última reunião da edilidade, esta semana. Segundo me informaram a decisão de Cafofo de adiar a divulgação dos futuros vereadores da coligação, ten a ver com as eleições europeias e com a decisão que nesse quadro foi tomada pelo PS.
De facto, e ainda de acordo com a minha fonte,digna da minha confiança absoluta,  Vitor Freitas terá "ordenado" a Cafofo que "aguentasse" o anúncio de recomposição do seu executivo para a semana posterior às eleições europeias, temendo que a constatação de uma "socialização" total dos vereadores da CMF suscitasse uma reação pública com repercussões nos resultados das próprias eleições europeias. Há também quem me tenha garantido que apenas uma situação em concreto se mantinha pendente na 5 feira passada (dia da reunião da CMF). Concretamente as questão financeira. Mas sobre isso adiantarei pormenores num comentário posterior.

Quanto à composição do novo executivo, a situação é a seguinte, segundo as minhas fontes de informação:
Paulo Cafofo conta apenas com Idalina Perestrelo, pelo que depois da renúncia aos mandatos por parte de Filipa Fernandes, Gil Canha e Edgar Silva - decisão que continua a ser contestada por vários sectores políticos da oposição que alegam que isso foi abrir caminho à influência total do PS no executivo da CMF - tem que encontrar três novos nomes para o executivo.
A advogada Andreia Caetano, casada com o Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, e militante do PS, é uma escolha certa, até porque faz parte do grupo de assessores que Vitor Freitas terá indicado a Cafofo e que por este foram escolhidos. Trata-se - mas isso é sempre uma opção política, não havendo nada a dizer quanto a essas escolhas - de uma escolha política, já que para certos lugares os eleitos podem (quicá mesmo, devem) escolher pessoas da sua confiança. Passa-se isso com outras Câmaras Municipais, com os governos, os parlamentos, etc. Nada a apontar.
Andreia Drumond Caetano, 37 anos - que era a 7ª candidata da "Mudança" a vereadora com a área de Administração, Recursos Humanos e Património Municipal - é licenciada em direito, tendo sido vogal do Conselho Geral da Ordem dos Advogados na Madeira. É presentemente assessora de Paulo Cafofo na Câmara do Funchal.
Ficam a faltar dois nomes e uma questão complexa que tem a ver com a gestão financeira da CMF que dado o estado das coisas não deveria ser entregue a directores de serviços por delegação de competências (matéria que já abordei noutro post) embora dificilmente deixe de o ser.

Recordemos os nomes seguintes constantes da lista da Mudança:
6º lugar - Domingos Rodrigues, 53 anos, candidato a vereador da Mudança para as áreas Ordenamento, Sustentabilidade e Protecção Civil, é docente na Universidade da Madeira na área da Geologia (membro do Centro de Competências de Ciências Exactas e Engenharia da UMa). Participou em representação da UMa na elaboração do Estudo do Risco de Aluviões na Ilha da Madeira, tendo também trabalhado com autarquias na Madeira.
7º - Andreia Caetano (PS) -  já referi anteriormente
8º - Maurício Marques, "independente" mas muito próximo do PS, 44 anos, que era o candidato a Vereador da Mudança para as áreas da Cultura e Indústrias Criativas (!), é licenciado em Comunicação Social, tendo sido jornalista do DN. Apresenta-se como empresário e consultor especialista em financiamentos comunitários à cultura, director de festivais culturais e produtor de diversos eventos.
9º - Madalena Nunes, 57 anos, Professora com 35 anos de carreira, candidata a vereadora com a área da Educação e Desporto pela Mudança, é licenciada em Filologia Germânica, tendo passado por cargos de direcção de escola. Foi Vice-coordenadora do Sindicato de Professores da Madeira,sendo também  Vice-presidente da Associação de Ginástica da Madeira.
10º - Miguel Silva Gouveia, 36 anos,
"independente" mas muito próximo do PS, candidato a vereador com a área da Eficiência Energética e Tecnologias, é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, sendo actualmente Coordenador do Serviço de Despacho e Condução da Empresa de Electricidade da Madeira. Foi Presidente da Direcção da Associação de Universitários Madeirenses de Lisboa.
11º - Alícia Maria Faria Abreu, 48 anos, , foi a candidata a vereadora pela Mudança com a área da Inclusão e Juventude, Professora, licenciada em Educação Especial pelo Instituto Politécnico do Porto e com Mestrado na área da Inovação Pedagógica pela Universidade da Madeira.

***
Caso o docente da UMa (6º) não aceite integrar o executivo - hipótese que desconheço estará já devidamente formalizada - e caso Maurício Marques (8º), conotando também com uma fação do PS que alegadamente terá estado associada à crise na CMF (este antigo jornalista é sócio nalgumas empresas de Carlos Pereira, líder parlamentar do PS que recentemente no DN do Funchal se demarcou de qualquer apoio incondicional a Cafofo), eventualmente possa não aceitar integrar a vereação devido a vários anti-corpos que isso levantaria, isto significa que tanto Madalena Nunes, professora, como Miguel Silva Gouveia (que foi mandatário concelhio, para o Funchal, de Liliana Rodrigues), correm o "risco" de serem chamados a funções camarárias por Paulo Cafofo.